.

.

pra você

pra você

VOCÊ QUER CONHECER MAIS SOBRE AS FRUTAS? SIGA-NOS...

.

.
.

COMPOTA DE FIGOS VERDES

COMPOTA DE FIGOS VERDES
Esta receita, pertencente ao acervo da família Cannabrava, era preparada no começo do século na fazenda da família em Araras, no estado de S. Paulo.
O modo de preparar está descrito tal qual a receita original, apenas modernizando o português.
Ingredientes
1 quilo de figos

½ quilo de açúcar

uma colher de cinza

3 pedrinhas de sal grosso

água o quanto baste


Modo de preparar
1. Apanha-se figos bem verdes com pézinhos e os fura com espinhos maduros de laranjeira até que fiquem bem trespassados.

2. Põe-se em água fria, em um pano uma colher de cinza e três pedrinhas de sal. Leva-se ao fogo até abrir fervura. Tira-se e põe-se em outra vasilha e deixa-se esfriar cobre-se com um pano. Estando quase frio, espreme-se um a um para sair toda a água.

3. Depois de bem espremidos, põe-se em outra água e vai ao fogo de novo, deixa-se ferver até que fiquem bem macios, notando-se que desta vez não irá o pano com cinza e sal. Procede-se em tudo como na primeira fervura e põe-se na calda branda para os ferver mais, mas não deve engrossar.

4. No dia seguinte vai o doce em outra calda branda para ferver. Estando bem passados, pode-se engrossar bem a calda e tomar o ponto de espelho. Junta-se paus de canela e alguns cravos, sempre com o doce fervendo. Põe-se em outra vasilha e cobre-se com um pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário