COMPOTA DE FIGOS VERDES
Esta receita, pertencente ao acervo da família Cannabrava, era preparada no começo do século na fazenda da família em Araras, no estado de S. Paulo.
O modo de preparar está descrito tal qual a receita original, apenas modernizando o português.
Ingredientes
1 quilo de figos
½ quilo de açúcar
uma colher de cinza
3 pedrinhas de sal grosso
água o quanto baste
Modo de preparar
1. Apanha-se figos bem verdes com pézinhos e os fura com espinhos maduros de laranjeira até que fiquem bem trespassados.
2. Põe-se em água fria, em um pano uma colher de cinza e três pedrinhas de sal. Leva-se ao fogo até abrir fervura. Tira-se e põe-se em outra vasilha e deixa-se esfriar cobre-se com um pano. Estando quase frio, espreme-se um a um para sair toda a água.
3. Depois de bem espremidos, põe-se em outra água e vai ao fogo de novo, deixa-se ferver até que fiquem bem macios, notando-se que desta vez não irá o pano com cinza e sal. Procede-se em tudo como na primeira fervura e põe-se na calda branda para os ferver mais, mas não deve engrossar.
4. No dia seguinte vai o doce em outra calda branda para ferver. Estando bem passados, pode-se engrossar bem a calda e tomar o ponto de espelho. Junta-se paus de canela e alguns cravos, sempre com o doce fervendo. Põe-se em outra vasilha e cobre-se com um pano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário